terça-feira, 17 de junho de 2008

NILBA CLEMENTI

A voz dos outros e a nossa voz. Alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador. encontrado aqui e no CD -
AQUI


ATIVIDADES
1. Leia o texto, faça um mapa textual pontuando todos os subtítulos abordados.


2. Comente os fragmentos abaixo:
1)
"......Muitos coordenadores falam sobre o excesso de atividades que lhes são atribuídas, motivo pelo qual convivem com o stress e a correria constante. A dúvida é se essa correria é real, fruto do meio escolar, que é dinâmico e apresenta desafios constantes, ou se é uma desculpa para não parar e refletir sobre seu próprio fazer."

2)
....."A falta de um projeto que comprometa os profissionais revela o que os estudos teóricos apontam: a escola reflete o descaso de muitos profissionais, fruto de uma história de formação deficitária, com pouco ou quase nenhum reconhecimento profissional; às vezes, também sem autonomia ou conhecimento de suas próprias necessidades de formação. Agrava-se isso pelo fato de que muitas estruturas de ensino nem sempre legitimam o papel do coordenador, garantindo-lhe espaço e status dentro da escola. A experiência tem demonstrado que a diferença de tratamento dada pelas instituições a essas questões tem influenciado a qualidade do trabalho educacional."

3)
..."Indubitavelmente, o mundo de hoje solicita uma escola voltada para a formação mais ampla dos alunos, que considere as diferenças e os diferentes, que não esteja presa a conteúdos formais, mas aberta a um trabalho mais amplo das capacidades dos alunos. Para isso, torna-se necessário um coordenador consciente das mudanças de seu papel, da importância de sua atualização e do desenvolvimento de um trabalho em parceria com o professor, com a escola e com a sociedade. "

4)...
"A valorização da presença do coordenador na escola passa pela necessidade de reconhecê-lo como um educador em formação, uma vez que o processo educativo é dinâmico e necessita constantemente de debates amplos sobre seu fazer, para que possa, junto com seus pares, desenvolver novas reflexões sobre a área. "

Passe pelo Word e edite a sua resposta, e coloquem tudo o que vos aprouver sobre a leitura do primeiro texto.
Ao postar em comentários :
1º. Coloque o nome do texto e autor
2º. Coloque nome da escola e o seu nome
3º. Colar o seu texto


Aguardamos as suas respostas em COMENTÁRIOS!

Um comentário:

fafynascimento disse...

O trabalho do Professor Coordenador é de fato bem atribulado, uma correria, principalmente se ele quer aprender cada vez mais para preparar os seus professores, mas é fascinante, enriquecedor, caloroso. Realidade de quem foi Professor Coordenador por 8 anos. Ser Professor Coordenador é apreciar o perfume das flores, após ter sujado a mãos na terra para cultivá-las.
Maria de Fátima do Nascimento/Diretora do João Ferreira.