terça-feira, 1 de abril de 2008

CONCEITOS/DEFINIÇÕES

Multidisciplinar/ Pluridisciplinar
- 1 tema - cada professor trabalha dentro de suas instâncias, não se relacionam
- A justaposição de várias disciplinas sem implicar e equipe e coordenação
- Organização curricular é multidisciplinar
- apresenta-se como agrupamento de disciplinas que não se relacionam necessariamente entre si

Pesquisa multidisciplinar
- "cada uma das disciplinas envolvidas usa seus próprios conceitos e métodos. Apenas o objeto principal da pesquisa é o mesmo. O background filosófico dos pesquisadores e seus pontos de vista da humanidade, da sociedade podem ser completamente diferentes. Assim, os resultados obtidos podem ser interpretados apenas no nível de cada disciplina em separado. A comparação complexa, o ponto de vista sintético são praticamente impossíveis, ou poderiam ser apenas superficiais. (Przeclawski 1993, p. 13) in Turismo e Pesquisa Científica, 1996, p. 21 - Miriam Rejowski)


Interdisciplinar

- integração entre as disciplinas de forma que se mantenha as características particulares de cada disciplina e se integrem conceitualmente e metodologicamente
- forma de trabalhar: pode ser interdisciplinar: conteúdos normais, mas com o enfoque pertinente a um projeto.
Exemplo: todo professor direciona sua disciplina para um projeto com um guia turístico
Português - vê redação dos textos
Inglês vê a versão para o inglês
História vê dados históricos e culturais

Pesquisa Interdisciplinar
- [...] alguém examina um determinado problema simultaneamente de diferentes lados (prismas) para considerar aspectos diferentes ao mesmo tempo [...] De forma ideal, o líder ou diretor (coordenador) do projeto ou programa de pesquisa interdisciplinar deveria formular o problema da pesquisa e as bases teóricas para o mesmo. Então, ele [...] poderia organizar uma equipe composta de representantes de disciplinas científicas diferentes para empreender a pesquisa. Para conduzir essa pesquisa seria necessário aos vários pesquisadores usar amostra igual ou similar e conduzir a investigação na mesma localidade ou em localidades selecionadas de acordo com o mesmo critério. Apenas esse tipo de design e procedimento de pesquisa capacitaria uma compreensão holística, sintética do problema [...] (Przeclawski 1993, p. 13) in Turismo e Pesquisa Científica, 1996, p. 21-22 - Miriam Rejowski)
José Roberto Lemos [1]
"...queremos dizer que o pensar interdisciplinar parte do princípio de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma racional. Tenta, pois, o diálogo com outras formas de conhecimento, deixando-se interpenetrar por elas. Assim, por exemplo, aceita o conhecimento do senso comum como válido, pois é através do cotidiano que damos sentido às nossas vidas. Ampliando através do diálogo com o conhecimento científico, tende a uma dimensão utópica e libertadora, pois permite enriquecer nossa relação com o outro e com o mundo".6 [6]
6 [6] FAZENDA, I.C.A. (Org.).Práticas Interdisciplinares nas escolas. 5ª ed., São Paulo, Ed. Cortez, 1997.

De modo muito geral as diferenças básicas se concentram na forma de apresentação de cada uma. A Multidisciplinaridade nada mais é que a justaposição de várias disciplinas sem implicar equipe e coordenação entre essas; a Pluridisciplinaridade também caminha na mesma perspectiva apresentando-se como agrupamento de disciplinas que não se relacionam necessariamente entre si. A Interdisciplinaridade caminha numa perspectiva de integração entre as disciplinas, de forma que se mantenha as características particulares de cada disciplina, e se integrem conceitualmente e metodologicamente. Assim nos mostra um dos primeiros teóricos brasileiros a trabalhar com o pensamento interdisciplinar:


"Podemos dizer que nos reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes em que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo a outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicas, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê-los integrarem e convergirem, depois de terem sido comparados e julgados. Donde podemos dizer que o papel específico da atividade interdisciplinar consiste, primordialmente, em lançar uma ponte para religar as fronteiras que haviam sido estabelecidas anteriormente entre as disciplinas com o objetivo preciso de assegurar a cada uma seu caráter propriamente positivo, segundo modos particulares e com resultados específicos".7 [7]
7 [7]JAPIASSU, Hiltom. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro. Ed. Imago, 1976.




Transdisciplinar

- fluxo de informação que transita entre os vários ramos do conhecimento. Faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que articulam entre si dando uma nova visão da natureza e da realidade. É multidimensional - não envolve somente colaboração entre disciplinas, mas o fluxo de informação entre disciplinariedade de forma aberta.
-

Pesquisa Transdisciplinar
"Já a transdiciplinaridade envolveria um grupo de especialistas do mais alto nível, trabalhando em conjunto com elevado espírito de equipe interdisciplinar, sem impor suas próprias idéias. Seria o estado ideal para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em uma área interdisciplinar como o turismo. in Turismo e Pesquisa Científica, 1996, p. 22 - Miriam Rejowski)


Encontros de 27 e 28 de março - Proposta Curricular 2008





Lembrando que:

- você encontrará as sugestões para a AGENDA do Planejamento (de 31/03 e 01/04) a partir da página 40 do Caderno do Gestor.

- organize a pauta (não se esqueça do CD (Contrato Didático).

- elenque escribas para ajudá-lo (a) com os registros.

Você , como agente formador, deve aplicar com os professores tudo aquilo que recomenda a eles que apliquem com seus alunos (homologia).

Para fazer o download dos vídeos do YouTube

Vá até o sítio do YouTube, ache o vídeo, copie a URL dele e acesse este outro sítio AQUI

Para assistir aos vídeos do YouTube

Você terá que fazer o download do Flash FLV Player 1.0 que é o PLAYER dos vídeos do YOUTUBE. Para isto você deverá clicar aqui em: DOWNLOAD

Sugestão de Vídeos
Rafinha e a Cybercultura

Geração "C". Sobre o mundo em transformação, as novas relações, as novas tecnologias. A educação, que na Sociedade da Informação é cada vez mais relevante na formação de cidadãos aptos a lidar com as características atuais, está usando diversas tecnologias a fim de aprimorar seus procedimentos, metodologias, áreas de atuação e abrangência. Com isso, surge a necessidade de se ter um profissional novo. Esse profissional precisa ser um estrategista, um criador e gestor de projetos e tecnologias, e cujo foco central seja a preocupação com a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Rafinha e a Cybercultura
Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us

Novos gêneros, as novas possibilidades de leitura e escrita. Os gêneros virtuais.

Referência: Youtube

Nenhum comentário: